Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

França oficializa hotéis-palácio

Fachada do hotel Plaza Athénée, em Paris


Já usada informalmente, categoria é anunciada pelo governo francês para destacar seus estabelecimentos mais luxuosos
A França, país turístico por excelência, sempre andou na contramão internacional ao classificar seus melhores hotéis com, no máximo, quatro estrelas. Isso causava confusão e era comum viajantes exclamarem: “Mas eu quero ficar em um cinco estrelas!”.

Agora, o país foi além: estabeleceu a quinta e instituiu a categoria dos hotéis-palácio. Os oito primeiros acabam de ser anunciados em Paris, representando o que a França tem de melhor em matéria de luxo, conforto e nível de serviço.

Escolhidos a partir de uma lista inicial de 85 hotéis em todo o país que poderiam se encaixar na classificação, os primeiros agraciados são estes:

- Hotel Bristol, em Paris
- Hotel Le Meurice, em Paris
- Hotel Parc Hyatt Vendôme, em Paris
- Hotel Plaza Athénée, em Paris
- Hotel du Palais, em Biarritz
- Hotel les Airelles, em Courchevel
- Hotel le Cheval Blanc, em Courchevel
- Grand Hotel du Cap Ferrat, em Saint-Jean-Cap-Ferrat

O presidente do júri de seleção e membro da Academia Francesa de Letras, Dominique Fernandez, afirmou que os hotéis-palácio representam “uma delicada alquimia onde o ‘savoir-faire’ francês se alia à cultura universal para realçar essa classificação exclusiva”.

Para obter a nova denominação, os hotéis cinco estrelas devem cumprir regras estritas relativas a aspectos culturais, históricos, geográficos, gastronômicos e estéticos, qualidade de serviço e relação com os clientes.

Os primeiros critérios para a seleção foram técnicos e em seguida Dominique Fernandez formou um júri de personalidades francesas, incluindo executivos, um escritor, um produtor de cinema, uma apresentadora de televisão e um arquiteto. Após as visitas aos estabelecimentos, os oito escolhidos foram anunciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que você achou deste post. Pode falar do Post, do Blog, do que quiser!