Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de julho de 2010

Festival de arte eletrônica File começa hoje em São Paulo

Uma premiação de trabalhos e a "exportação" de obras para a avenida Paulista são as duas principais novidades do File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), cuja 11ª edição tem início hoje.

A mostra, no Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1.313, São Paulo, SP) vai até 29 de agosto.

Um dos braços do evento é o Prix Lux, que recebeu 1.235 inscrições e teve 21 premiados em três categorias: arte interativa; linguagem digital; sonoridade eletrônica. Por meio de lei de incentivo, foram distribuídos R$ 285 mil.

Ainda dentro do File, o PAI (Paulista Avenida Interativa) levará obras da mostra a locais que estão na região da avenida, como Masp, livraria Fnac, Instituto Cervantes e conjunto Nacional. Um dos destaques é o trabalho "Omnibusonia Paulista", do brasileiro Vanderlei Lucentini, 51, que, segundo material de divulgação do evento, criará uma espécie de sinfonia interativa que percorrerá a avenida paulistana.

"Sinfonia é meio exagerado", explica Lucentini. "É mais uma paisagem sonora baseada nos sons resultantes de memórias de pessoas, de acontecimentos, de espaços da espaços da paulista."

Saindo em frente ao prédio da Fiesp (no número 1.313 da avenida), um microônibus circulará por 12 quarteirões de cada lado da Paulista (a via tem, ao todo, 18 quarteirões). Para cada quarteirão, Lucentini elaborou uma trilha própria, que remete a esse local.

Ele dá um exemplo: "Na esquina da r. Carlos Sampaio com a Paulista, morou um ministro das relações exteriores do governo Epítácio Pessoa. E naquele governo foi feita a primeira transmissão radiofônica no Brasil, com "O Guarani", do Carlos Gomes. Então sampleei um trecho da peça e o modifiquei, criando texturas e relevos sonoros". Quando o veículo passar por esse trecho, quem estiver no ônibus ouvirá essa trilha. Um instrutor explicará aos visitantes o desenvolvimento do trabalho.

Para mais informações sobre o File, visite o site da mostra: www.file.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que você achou deste post. Pode falar do Post, do Blog, do que quiser!