Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de julho de 2010

África do Sul ganha mostra especial no Anima Mundi

CLARICE CARDOSO
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

A Copa do Mundo pode ter acabado e a África do Sul saído um pouco de moda, mas esperança de Anthony Silverston é de que a atenção despertada pelo evento ajude a incentivar também a indústria de animação no país.

Ele é cofundador da Animation SA, uma ONG sem fins lucrativos que visa fomentar a animação no país. "É um bom momento para isso, agora acho que a indústria começa a ficar pronta para dar passos maiores", diz.

Mesmo com incentivos governamentais, diz ele, ainda são muito poucas as iniciativas. "Quando me convidaram, fiquei com medo de não ter material suficiente. Os filmes que selecionei foram feitos nos últimos dez anos. Se tivessem que ser só deste ano, não daria. Os animadores estão muito centrados nos comerciais."


Cena de "Because You're Gourgeous"

Além da força da propaganda no país, explica Silverston, os criadores não costumam fazer produções autorais nem mesmo para si próprios. "Não temos tradição de ter festivais, muitos desses filmes nunca foram mostrados para mais do que os amigos dos diretores."

Para tentar suprir essa demanda por mostras de maior fôlego, a Animation SA promove encontros semanais numa universidade, em que exibem filmes e fazem debates.

"Já temos um grupo considerável e, no ano que vem, queremos fazer nosso primeiro festival, o que deve ser um trabalhão."

Na seleção, Silverston fez um panorama de toda a produção, incluindo ali curtas, comerciais e clipes de música.

Confira os principais destaques a seguir

"Because You're Gourgeous"

A estrela deste divertido curta é um porco selvagem que faz de tudo pela vaidade, o que leva a uma série de desastres

"Fuzigish - Black Magoo"

No clipe para a música da banda Fuzigish, todos tentam encontrar o tal Black Magoo num universo nonsense

"History of the Main Complaint"

O filme do consagrado William Kentridge remete às investigações pelos crimes contra os direitos humanos durante o apartheid

"Chicken Soccer"

O nome resume o enredo: galinhas jogam futebol no curtas inspirado pelos animais de plástico vendidos a turistas nas ruas da África do Sul

"The Tale of How"

Pássaros Dodo são aterrorizados por um monstro inusitado: um polvo gigante com uma árvore na cabeça. Menção especial no festival de Annecy

"Lucy Moonflower"

O comercial de um serviço gratuito de aconselhamento para crianças apresenta três criaturas mágicas que ajudam uma garotinha nos momentos mais difíceis

"United Airlines"

A propaganda para a companhia aérea traz uma bonita orquestra tocando instrumentos embaixo da água

MOSTRA ÁFRICA DO SUL

QUANDO Quinta, às 21h30, e domingo, às 17h, no Memorial (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 0/xx/11/3823-4600); sexta, às 17h30, no CCBB (r. Álvares Penteado, 112, tel. 0/xx/11/3113-3651)

QUANTO de R$ 3 a R$ 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que você achou deste post. Pode falar do Post, do Blog, do que quiser!