Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Mocotó Contemporâneo





O Mocotó Contemporâneo

Imagine um restaurante com cara de boteco, com um aspecto rústico e uma localização relativamente fora do centro cultural e gastronômico da capital de São Paulo, uma casa que atrai visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. Lá, um chef de 28 anos faz sucesso com a sua arte culinária, introduzindo os produtos do Nordeste à sua cozinha moderna. Formado em Gastronomia pela Anhembi Morumbi há 5 anos, Rodrigo Oliveira é responsável pelo novo momento do restaurante Mocotó. Ele é filho de Seu Zé Almeida, um pernambucano que abriu seu bar e tornou o caldo de mocotó, especialidade da casa, superfamoso.

O chef Rodrigo começou cedo na lida do comércio e aos 13 anos já ajudava no armazém do pai. Lavou pratos, limpou banheiros, atendeu mesas, realizou serviços de manutenção e tudo o mais que se pode fazer num restaurante. Ao conversar com ele, senti o orgulho que ele tem de trabalhar com as raízes nordestinas, herança de sua família. Rodrigo mistura ingredientes do agreste com o campestre, o Nordeste com o Mediterrâneo.

Sua simplicidade e a paixão por uma boa bebida estão presentes em todos os lugares do restaurante. Não há nada de extravagante no local. Em várias estantes, muitas cachaças das quais se tornou um grande apreciador.

Para conhecer melhor as origens da sua cozinha, viajou sozinho pelo Nordeste, visitando restaurantes, indo a mercados e feiras livres. Também decidiu sair pelo País para conhecer a fabricação da bebida pela qual é apaixonado. Em suas inúmeras viagens, ele já rodou quase 30 mil quilômetros e foi se aprofundando no assunto.

Hoje, o chef se dedica integralmente à cozinha do restaurante e diz que “há muito trabalho pela frente, muito o que aprender e muito a apresentar da nossa cultura”. Com a humildade e o gosto pelo trabalho herdados do pai, Rodrigo e sua comida estão conquistando o mundo. O Mocotó já é notícia em várias partes do globo e gente de todo canto vai provar suas iguarias. Hoje é sucesso absoluto de público, recebe sempre excelentes críticas nas revistas gastronômicas e jornais. O restaurante está sempre lotado de celebridades, gente de todas as tribos, chefs internacionais e pessoas comuns. Essa informalidade é que dá charme ao Mocotó. O local divide-se entre mesas e balcão, o que faz dali um lugar especial. Nas palavras do jovem, a receita do sucesso está no saber e no amor de fazer o que se gosta. Para beber, peça a famosa caipiroska de limão cravo, absolut Vanilia e manjericão roxo.

Receitas - chef Rodrigo Oliveira



Dadinho de Tapioca com Queijo de Coalho



Rende 8 porções

Ingredientes

l Tapioca granulada 250g

l Queijo de coalho 250g

l Leite quente 500ml

l Sal 8g (pode variar de acordo com o sal do queijo)

l Pimenta branca, 1 pitada

Preparo

1. Misture o queijo ralado e a tapioca e junte ao leite bem quente, mexendo sempre para não formar grumos.

2. Acrescente os temperos e mexa até a mistura começar a firmar.

3. Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar ao desenformar) e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3 horas.

4. Corte em cubos e frite por imersão a 180ºC até dourar.

5. Sirva com molho de pimenta (Sweet Chilli Blue Dragon).



Mousse de Chocolate com Cachaça



Rende 10 porções

Ingredientes

l 350g de chocolate meio amargo picado

l 250g de creme de leite fresco

l 100g de cachaça artesanal envelhecida em bálsamo

l 45g de manteiga derretida

l 75g de açúcar

l 06 claras

l 06 gemas

Para decoração

l Calda de chocolate

l Raspas de chocolate

l Chantilly de cachaça

Preparo

1. Derreta o chocolate em banho-maria e mantenha-o aquecido.

2. No liquidificador, coloque as claras e, com o aparelho ligado, adicione o chocolate, a manteiga, a cachaça e o açúcar. Reserve e deixe esfriar completamente.

3. Numa tigela de inox, leve as gemas ao banho-maria batendo até ter um creme fofo e brilhante. Tome cuidado para não coagular as gemas com calor excessivo. Reserve e deixe esfriar.

4. Bata o creme de leite bem gelado até firmar e triplicar de volume aproximadamente. Junte gentilmente as gemas batidas e por último o creme de chocolate. Misture delicadamente até ter um creme homogêneo.

5. Despeje no recipiente escolhido e leve à geladeira até firmar.

6. Decore com o chantilly de cachaça, raspas e calda de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que você achou deste post. Pode falar do Post, do Blog, do que quiser!