Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Uma cidade em festa: Madri agora!



Uma cidade em festa: Madri agora!

A capital espanhola é a quinta cidade mais visitada da Europa. Atrás apenas de Paris, Londres, Roma e da também espanhola Barcelona, Madri recebeu em 2009 mais de 100 mil turistas do Brasil, 12% a mais do que no ano anterior. Com uma vida noturna agitada para os padrões europeus, uma geografia e clima que convidam a andar a pé, uma infinidade de restaurantes e bares com comida excelente e alguns dos melhores museus do mundo, Madri é definitivamente a capital da cultura e da diversão. A receptividade das pessoas e a boa sinalização facilitam aos brasileiros, mesmo os que não falam ou entendem espanhol, se comunicarem e saírem pelas ruas descobrindo tudo o que esta charmosa cidade tem a oferecer.



História e turismo

Construída junto às margens do rio Manzanares, Madri primeiramente chamou-se al-Majrīt, o nome do rio em árabe, que depois evoluiu para Majerit antes de chegar à denominação atual. Mas foi bem depois disso, em 1561, quando o rei Filipe II mudou a corte de Sevilha para lá é que a cidade se tornou a capital da Espanha. De clima agradável, com inverno e verão acentuados, Madri tem uma geografia fácil de ser percorrida, e desvendada.

O Paseo de la Castellana é uma das principais e mais largas avenidas de Madrid, que no extremo sul liga-se ao Paseo de Recoletos, que por sua vez se une ao Paseo del Prado, formando, estas três vias, juntas, um eixo importante que percorre a cidade de norte a sul. Completando 100 anos em 2010, a Gran Vía é outra avenida importante, conhecida por abrigar grande parte dos bares, restaurantes e teatros madrilenhos. Tudo de fácil acesso para turistas que, através dessas grandes vias chegam aos principais pontos turísticos da cidade, como a Plaza Mayor, a Puerta Del Sol, o Palácio Real e o Parque do Retiro.
Com 3.2 milhões de habitantes e recebendo um total de 7.1 milhões de turistas por ano, Madri tem hoje um dos mais equipados aeroportos da Europa, o Madrid-Barajas, que recentemente foi ampliado. São 30 voos diretos por mês entre a capital espanhola e o Brasil.

De Barajas, os visitantes levam cerca de 30 minutos até o centro, onde se encontra boa parte dos hotéis da cidade. Com uma diária média de 80 euros, a maioria dos hotéis oferece café da manhã – mais do que o necessário, já que a variada oferta de restaurantes e bares da cidade faz com que o turista esqueça de que o hotel tem esse tipo de serviço.

Sabores em Estado Puro
São incontáveis os restaurantes de Madri. O prato típico local, as tapas, - mais popular, inclusive que a nossa conhecida paelha, acredite – são servidas em quase todos. Trata-se de um conjunto de entradas, diferentes petiscos, frios e quentes, servidos em pequena quantidade que geralmente são divididos por grupos de amigos. Batatas ao alho e óleo, croquetes de jamón (presunto cru), mexilhões marinados e tortilhas espanholas são algumas das tapas mais tradicionais. Podem ser comparadas às nossas porções servidas em bares, porém mais variadas e elaboradas, e que em muitos lugares são também o prato principal.


É o caso do Estado Puro, um restaurante comandado pelo chef de culinária contemporânea Paco Roncero que fez uma releitura de todas tornando-as mais atuais. Como exemplo, temos a tortilha, originalmente uma espécie de omelete assado, feito com ovo, cebola e batatas e que aqui ele não assa, apenas mistura os ingredientes em um copo.

Mas Madri também tem restaurantes que mantém a tradição. E o mais famoso por isso é o Sobrino de Botín, conhecido por ser o restaurante mais antigo do mundo segundo o livro dos Recordes (Guinness Book). Aberto em 1725 pelo chef francês Jean Botín, o Casa Botín, como também é chamado, sempre funcionou no mesmo lugar e com o mesmo nome, ininterruptamente. O forno à lenha, construído na mesma data, é o responsável pelas receitas como o leitão e o cordeiro assados, criadas quase 300 atrás e que ainda hoje são sucesso e atraem clientes de todo o mundo – inclusive o mundo dos famosos, como o jogador brasileiro Kaká, assíduo no local desde que se mudou para a Espanha, no ano passado.

Quanto anoitece é a vez dos bares ganharem a cena, por seus ambientes descolados, cheios de gente jovem e bonita disposta a curtir o que só a noite tem para oferecer. Diferente do que acontece na grande maioria das capitais europeias, em Madri tudo funciona madrugada adentro, inclusive os transportes públicos que servem toda a região metropolitana.

Cultura,vasta e universal
E se o estômago e a alma (dos festeiros) são bem tratados em Madri, o mesmo acontece com a mente. Seis dos mais importantes museus europeus estão ali, além de outros tantos centros culturais e espaços para eventos, que agradam a quem viaja em busca de conhecimento. Inaugurado em 1819 pelo rei Filipe III, o Museu do Prado foi inicialmente destinado para exibir os desenhos dele próprio e de sua família, produzidos por pintores contratados especialmente para esse ofício. Hoje, depois de uma ampliação em 2007, e com mais de dez mil peças de arte, o museu se destaca por comportar as mais caras telas de um dos maiores pintores espanhóis, Diego Velásquez.

Mas a cidade tem ainda outras tantas fontes de cultura: o Museu Reina Sofia, que abriga um dos quadros mais famosos do pintor espanhol Pablo Picasso, o Guernica; o Museu Arqueológico da Espanha, que contem mostras de arte desde a pré-história da Península Ibérica; a Caixa Forum, uma casa de cultura que foi erguida recentemente onde funcionava uma usina elétrica desativada e que, além de exposições de arquitetura, fotografia e arte de artistas contemporâneos, tornou-se um dos prédios mais curiosos da cidade; o Matadero.

Este magnífico espaço cultural tem mais de 150 mil metros quadrados de salas que periodicamente recebem exposições, festas, ensaios de dança, peças e shows. Isso sem contar os mais de dez teatros, auditórios e palcos de Madri, que recebem atrações internacionais como musicais da Broadway.


Com diversão, gastronomia e cultura de sobra, a capital espanhola tem tudo para se manter entre os destinos europeus mais visitados e para conquistar cada vez mais brasileiros, também divertidos e amantes da culinária e da cultura por tradição. Como diz a própria campanha lançada pelo órgão de turismo espanhol em São Paulo , é “Madri, agora!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que você achou deste post. Pode falar do Post, do Blog, do que quiser!