Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

"Havaí chinês"



Pequim quer construir "Havaí chinês" em ilha

Único território tropical chinês, a ilha de Hainan será em 2020 um destino turístico internacional para concorrer com as praias de Bali, na Indonésia, Phuket, na Tailândia, e Boracay, nas Filipinas, de acordo com um plano do governo apresentado nesta quinta-feira (01/01), que tumultuou novamente o relacionamento com o vizinho Vietnã.
Anunciado em entrevista coletiva em Pequim, o plano procura transformar as praias de Hainan, já muito movimentadas por turistas chineses e russos, em um destino paradisíaco do sudeste asiático, uma das áreas mais movimentadas por viajantes de todo o mundo.
Para isso, a China investirá bilhões de dólares na ilha de 34 mil km² (a maior do país sem levar em consideração a "rebelde" Taiwan) com o objetivo de que o setor turístico movimente 12% da economia, mais que o dobro dos atuais 5%.
Com 8 milhões de habitantes, muitos deles de minorias étnicas como os li e os miao, Hainan tem atualmente a base de sua economia na agricultura, e é a quarta província mais pobre do país no que diz respeito ao Produto Interno Bruto (PIB).
O governo comunista acredita que desperdiçou o potencial turístico do lugar, por isso que construirá, dentro do plano apresentado hoje, hotéis mais luxuosos do que os atuais, e pedirá às empresas de cruzeiros internacionais que incluam Hainan em suas escalas.
Existe também a possibilidade de instalação de cassinos na ilha, o que deve ser confirmado nos próximos meses, medida que transformaria Hainan no segundo local do país, depois de Macau, onde a jogatina é legal.
Hainan já apareceu na imprensa internacional por receber edições do concurso "Miss Mundo" e outros certames similares, embora o plano anunciado 07/01 pretenda ir muito além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que você achou deste post. Pode falar do Post, do Blog, do que quiser!