Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Um hotel num guindaste



Desde a sua construção em 1967 que o guindaste metálico do porto de Harlingen, em Amsterdão, servia essencialmente para descarregar madeira dos navios que chegavam da Rússia e dos países escandinavos. Após ter sido desativado, em 1996, foi comprado por um particular que lhe destinava um fim inesperado: transformá-lo num hotel. A idéia parecia absurda, uma vez que o espaço total habitável não ultrapassava os 60 m2, mas foi sendo a pouco e pouco concretizada, ao longo de dois anos de cuidadosos restauros, transformações e adaptações. Finalmente concluído, o guindaste do porto de Harlingen, um hotel de um só quarto, aguarda a sua reserva.

O alojamento propriamente dito ocupa a antiga sala de controle e das máquinas. O espaço é generoso e encontra-se equipado com todas instalações, serviços e comodidades de uma típica suíte de hotel: quarto, WC, bar, sala, terraço, climatização, sistemas de áudio e vídeo, etc. O acesso a este compartimento é feito por dois elevadores colocados no local da antiga escada de serviço.
A decoração interior tira habilmente partido das formas industriais e realça-as com cores vivas e mobiliário moderno. Mas o que torna este hotel verdadeiramente único é que continua a ser um guindaste. Sentados numa confortável poltrona, podemos manejar a cabina panorâmica e fazê-la rodar 360 graus de modo a desfrutar da paisagem que mais nos agrada, terra ou mar, de dia ou de noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que você achou deste post. Pode falar do Post, do Blog, do que quiser!