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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Um concierge para quase tudo


Com uma agenda recheada e agilidade para atender qualquer demanda, os concierges são capazes de quase tudo para agradar.

Conseguir um console de Nintendo Wii para o hóspede jogar no conforto de sua cabine em alto-mar. Levar o passageiro à porta do avião em carro de luxo. Entregar presentes a cada hora no dia do aniversário da mulher que ficou em casa, enviados pelo marido que viajou a trabalho. Missões como estas parecem feitas sob medida para concierges. E estes profissionais cada vez mais deixam o balcão no canto da recepção do hotel para mostrar suas mil e uma utilidades em empresas aéreas, shoppings e cruzeiros.

Os concierges são capazes de quase tudo - e todo profissional tem seu repertório de boas histórias. Sempre guardado como segredo de estado, já que o sigilo é um dos pilares da profissão. "Se não for ilegal, imoral ou ilícito, a gente faz", diz a gerente de Concierge da Inter Partner Assistance, Fabiana Moreira, que lembra de já ter alugado uma ilha para um cliente dar uma festa - de um dia para o outro.

Personalizar passeios é pedido recorrente aos concierges dos navios da MSC Fantasia e Splendida. Nos portos de escala, em lugar de embarcar nos ônibus lotados, os hóspedes integrantes do MSC Yacht Club podem sair para explorar a região em carros com motorista. Tarefas mais básicas fazem parte do dia a dia do concierge em navios: reservar a mesa para o jantar, o café da manhã na cabine, os horários convenientes no spa. Menu de travesseiros e os tais Nintendo Wii estão na lista.

Serviços semelhantes estão à disposição nos navios das classes Voyager e Radiance, da Royal Caribbean. Clientes Diamond Plus e Pinnacle Club no programa Crown & Anchr Society contam com mimos que vão de reservas a empréstimos de DVDs

Os concierges de shopping podem providenciar de um belo pacote de presente com cartão de felicitações, ao envio ao destinatário. Também guardam sacolas e providenciam transporte de volta ao hotel. Onde? Em shoppings sofisticados como o Bur Juman, em Dubai, o Mayfair, em Victoria, no Canadá, e o Luxury Avenue, em Cancún.

Na chegada ao Aeroporto Charles de Gaule, em Paris, o passageiro é recebido com drinque de boas-vindas, enquanto o concierge faz o check-in e despacha as malas. Depois, é levado ao espaço La Première, o lounge da primeira classe da Air France. No espaço, é possível ter as roupas passadas, receber uma massagem e provar pratos assinados pelo chef Alain Ducasse. Tudo isso sem se preocupar com o horário: o staff fica de olho no relógio. O passageiro é levado em um carro de luxo até a porta do avião, onde seu concierge o apresenta à tripulação.

Também é possível usar o concierge como agente de viagens pessoal e resolver tudo sem sair de casa. O serviço de concierge por telefone é oferecido pela empresa de assistência Inter Partner Assistance. A equipe tem 70 pessoas e pode ser chamada para resolver desde uma básica reserva de passagem aérea até a montagem de uma viagem completa, com hotéis, passeios, spas, espetáculos e restaurantes escolhidos de acordo com o perfil e as preferências do viajante.

Detalhe: a assistência está à disposição em tempo integral, não importa em que parte do mundo você esteja. O serviço é vendido a empresas - bancos, cartões de crédito e seguradoras - que repassam o benefício aos seus clientes mais vips, sem custo extra.

Por Elizabeth

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